Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels


Computador e Internet: 2000-2009


| 2000 | 2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 |

| Bit Torrent | Cohen, B. | Facebook | Fenning, S. | Firefox | Ipod | Napster |

  | OLPC | Shuttleworth, M. R.| Youtube | Zuckerberg, M. |

| Década de 2000 a 2009 no Brasil |


2000 - O número de computadores pessoais em todo o mundo chegou a 500 milhões.

Foi lançado o processador Pentium 4 pela Intel.

Em 3 de abril o governo dos EUA acusou a Microsoft de abusar do seu monopólio de sistemas operacionais a fim de controlar o mercado de programas de navegação na Internet, integrando o Internet Explorer ao Windows e determinando prejuízo na venda de computadores com outros navegadores. O juiz determinou que o sistema operacional fosse separado do navegador. Então, a Microsoft lançou o programa "Internet Explorer Eradicator" que conseguia retirar o navegador do sistema.

Foi lançado o Windows Millenium Edition (ME), a última versão do sistema da MS baseada no código do Windows 95, na tentativa de compatibilizar aplicações de vídeo, áudio e redes domésticas. Incluía o Microsoft Windows Media Player.

Ainda no ano 2000 foi lançado o Windows 2000 Professional, baseado na versão do Windows NT 4.0, considerada a mais estável até então. Permitia a instalação tanto de hardware como de software de modo mais simples.

Foi lançada a câmera fotográfica digital da "Canon", a Digital Elph S100, revestida em aço e pequena, com resolução de 2,1 megapixels, zoom ótico de 2x e foco automático.

A chamada "bolha da internet" teve seu ápice em 2000. Em março a bolsa eletrônica Nasdaq atingiu pontuação recorde de 5.048,62 pontos. Depois, entrou em queda que chegou a 74% em 30 meses. O valor das ações das empresas de tecnologia caiu fortemente em mercados de todo o planeta.

Foi lançado o telefone portátil Smartphone QCP6035 da "Kyocera". Tinha 8 megabytes de memória interna e display monocromático. Foi o primeiro celular baseado em Palm usado por um grande número de usuários.

Em 26 de julho, a juíza Marilyn Patel declarou que o Napster deveria ser encerrado. Nesse dia o tráfego no serviço gratuito foi elevadíssimo. Logo o Napster faliu.

No entanto, para a indústria, era tarde. Muitos outros programas P2P surgiram, inclusive em versões melhores, mais seguros do ponto de vista legal e já não restritos ao formato mp3. E tornaram-se descentralizadas, sem empresas ou servidores centrais: LimeWire, iMesh, WinMX, AudioGalaxy, Kazaa, Gnutella, Freenet, Shareaza, eDonkey, eMule, Bearshare, ANts P2P, entre outros.

Em 2001, o Napster atingiu a incrível marca de 26,5 milhões de usuários. Em 2002, a "Roxio", fabricante de softwares para gravação de CDs e DVDs, adquiriu a marca Napster e, no ano seguinte, Shawn Fenning fundou a Snocap, uma tentativa de legalizar a troca de conteúdo digital pela internet, usando protocolos de comunicação.

Curiosamente, a primeira investida judicial contra o Napster não partiu da indústria fonográfica propriamente dita, mas da banda "Metallica", que não gostou quando um arquivo demo de uma música que ainda não tinha sido lançada ficou disponível no Napster.

Vários grandes sites, inclusive comerciais como Amazon, eBay e outros foram prejudicados em um dos primeiros usos em larga escala do ataque de negação de serviço, em que um site tem muitas requisições e fica com tanto tráfico falso que usuários genuínos não conseguem visitá-lo.

Em maio foi lançada a primeira versão do programa "EarthViewer", que trazia uma visão 3D da Terra, pela "Keyhole". Depois essa empresa foi comprada pelo Google e o nome do produto foi alterado para "Google Earth".

Em relação ao acesso por banda larga, foram lançados: o Acesso, da Canbras (em fevereiro); o Vírtua, da NET Serviços, pertencente à Rede Globo, (julho); e o Supercabo, da TV Jangadeiro/NET Fortaleza (em outubro).


2001 - O atentado ao edifício World Trade Center, "WTC", em Nova York, em 11 de setembro, provocou recorde de "audiência" na web.

Neste mesmo ano, em outubro, a Microsoft fundiu as duas famílias Windows no Windows XP, um sistema destinado tanto ao uso em ambiente doméstico quanto em estações de trabalho e servidores, baseado no Windows NTe utilizando processadores Itanium 64-bits, da Intel. A versão "Home Edition" incluía vários assistentes para facilitar as atividades de instalação e configuração do equipamento, e também ampliou os recursos multimídia do sistema operacional, especialmente nas aplicações visuais. A versão profissional levou para as empresas as características que fizeram o sucesso do Windows 2000: confiabilidade, segurança e desempenho.

Também em 2001, a Apple lançou a décima versão do sistema operacional Macintosh, o Mac OS X, adotando uma implementação do sistema UNIX como kernel. O OS X provavelmente foi bastante copiado por outros sistemas operacionais. Muitos afirmaram que o "Aero" do Windows Vista, lançado pela Microsoft anos depois, era uma cópia do "Aqua" do OS X.

Em 23 de outubro Steve Jobs da Apple anunciou um "tocador de música" portátil, o iPod, já associado ao serviço musical online "Tunes Music Store".

O iPod e outros "players" de mp3 possibilitaram ouvir sons, copiados da rede em qualquer lugar, afetando diretamente a indústria da música. Novos modelos de iPod, com tamanho menor e com mais atributos de vídeo expandiram o mercado. O primeiro iPod tinha 5 GBs.



Vídeo: the first ipod commercial
http://www.youtube.com/watch?v=yF9s3TpncAo (acessado novamente em 2/09/2009)

O BitTorrent, criado pelo programador Bram Cohen, é um meio de copiar arquivos grandes (ex: filmes, capítulos de novelas, episódios de seriados...) dividindo o trabalho entre a banda larga e o hardware. BitTorrent significa "torrente de bits", pois oferece rapidez na cópia. E quanto mais popular o conteúdo trocado pela rede BitTorrent, mais rápido é o download.

O BitTorrent funciona como uma espécie de gravador digital mundial. Se alguém perdeu seu programa predileto na TV, basta procurá-lo no dia seguinte e ele estará lá. E não é preciso esperar pela liberação gradual seguida pelos estúdios e emissoras para o lançamento de seus filmes / programas.

Isso criou um enorme problema para os estúdios cinematográficos, para as emissoras de TV e para aqueles que tentam ganhar dinheiro com vídeo online, pois mais de 150 milhões de computadores têm o software instalado, pelo menos 1 milhão de cópias de seriados populares são trocadas ilegalmente a cada dia, sendo que até 90% de todo o tráfego da internet é ocupado por arquivos que circulam na rede BitTorrent.

Foi lançado o telefone móvel "Handspring Treo 180" em duas versões: uma com teclado QWERTY (padrão) e outra com a inserção de texto Graffiti. Ambos tinham display em preto-e-branco, e sua capacidade de armazenamento era de 16 MBs. 



2002 - Em janeiro cerca de 544 milhões de pessoas em todo o planeta utilizaram a internet.

Vários serviços online ( álbum de fotos, e-mail protegido, blogs, mensageiros instantâneos, sites de relacionamentos ) começaram a modificar e agilizar o comportamento do internauta.

Muitos telefones móveis foram lançados com diferentes funções. O Danger Hiptop tinha funções ativadas por voz e foi um dos primeiros celulares a oferecer funções de acesso à web, e-mails e mensagens instantâneas. O BlackBerry 5810, da Research in Motion (RIM), tinha tecnologia de push e-mail, funções Organizer e teclado confortável. Oferecia comunicação por voz, apesar de requisitar o uso de um headset (pois não possuía microfone e nem falantes). O Sanyo SCP-5300 PCS ( da Sanyo e Sprint) lançaram o Sanyo SCP-5300 PCS, o primeiro celular fotográfico no mercado norte-americano. Em sua maior resolução, capturava imagens em VGA (640 por 480 pixels) .

"The Open Group" anunciou a "Single UNIX Specification", a versão 3 das especificações únicas para UNIX., anteriormente chamada de Spec 1170.

Em outubro a bolsa eletrônica Nasdaq atingiu a menor pontuação em seis anos: 1.114,11 pontos.

Início do Wi-Fi, a Internet banda larga sem fio. 


2003 - Em abril a Apple lançou o iTunes4, uma loja virtual de música. Permitia que os usuários adquirissem músicas da iTunes Store por $ 0,99 a música definindo o padrão da venda de música digital, e dando início ao movimento de distanciamento das mídias materiais tanto para música como para vídeos.

Em abril começou a funcionar o serviço de download de música iTunes, da Apple, associado ao player MP3 iPod. O serviço vendeu 30 milhões de canções em 2003 e só nos quatro primeiros meses de 2004 vendeu cerca de 40 milhões.

Em junho foi organizado pela web, em Manhattan, Nova York, EUA, o primeiro flash mob (do inglês "multidão instantânea"). Trata-se de um evento onde um grupo de pessoas vai a um lugar público, em um certo momento, e executa movimentos pré-combinados e sem sentido aparente, apenas por entretenimento ou, mesmo, com finalidades políticas e de reivindicação.



Vídeo: Frozen Grand Central
http://www.youtube.com/watch?v=jwMj3PJDxuo (acessado novamente em 2/09/2009)
(...Over 200 people freeze in place on cue in Grand Central Station in New York...)

A Associação da Indústria de Gravadoras Norte-Americanas (RIAA, da sigla em inglês) iniciou processos jurídicos contra usuários que copiam músicas ilegalmente, em julho.



2004 - O uso de webcams começou a se popularizar.

Em 4 de fevereiro, os universitários Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin e Dustin Moskovitz, criaram o site de relacionamentos Facebook, com o objetivo de colocar os estudantes da universidade de Harvard em uma rede. Entretanto, o projeto obteve enorme sucesso e foi expandido também para outras universidades e, finalmente, para qualquer usuário em todo o planeta.

Mark Richard Shuttleworth em 20 de outubro, anunciou a primeira versão de uma nova distribuição do sistema operacional Linux, o Ubuntu 4.10 "The Warty Warthog Release", que seria sucedida por várias outras, em um processo de atualização e adequação primorosos.

Texto: Announcing Ubuntu 4.10 "The Warty Warthog Release"
https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-announce/2004-October/000003.html  (acessado novamente em 19/02/2011)
Mensagem por correio eletrônico anunciando a primeira versão do Ubuntu.


A fundação Mozilla desenvolveu o navegador freeware e gratuito Firefox, que foi lançado em 9 de novembro e se revelou um navegador mais seguro. 


2005 - Uma pesquisa da empresa "eMarketer" revelou que, no final de 2005, um bilhão de pessoas no planeta tinha acesso à internet e que, dessas pessoas, 845 milhões usavam a rede regularmente e, ainda, que 25% delas operavam por meio de banda larga ou conexões de alta velocidade.

A Ásia-Pacífico foi a região com maior número de usuários (315 milhões) e com mais acesso por banda larga, com cerca de 40% dos lares possuindo a conexão. A América Latina possuía apenas 70 milhões de pessoas com acesso à internet. A Europa registrou 233 milhões de usuários da rede e 55,2 milhões de lares com banda larga. A China registrou 111 milhões de usuários e 34,1 milhões de lares com conexões de alta velocidade.

A web cresceu mais em 2005 do que durante todo o período da bolha de internet. Cerca de 17 milhões de novos sites surgiram nesse ano. 

Em 15 de fevereiro foi criado o site de compartilhamento de vídeos YouTube, por dois ex-funcionários do eBay, Steve Chen e Chad Hurley, (então, com 27 e 29 anos respectivamente) e Jawed Karim. A proposta era armazenar conteúdo audiovisual de vários tipos: trechos de filmes, programas de TV, novelas, seriados, comerciais e clipes de música. E, também, conteúdo amador, funcionando como um "video blog".

O primeiro vídeo foi colocado no ar apenas dois meses e uma semana após a inauguração, em 23 de abril de 2005. Era simples e registrava em 19 segundos o passeio de um dos fundadores, Karim, no zoológico de San Diego, tendo sido filmado por um amigo.



Vídeo: Me at the zoo
http://www.youtube.com/watch?v=jNQXAC9IVRw (acessado novamente em 16/02/2010)
(The first video on YouTube, uploaded at 8:27PM on Saturday April 23rd, 2005. The video was shot by Yakov Lapitsky at the San Diego Zoo.)

Entretanrto, rapidamente o site caiu no gosto popular, conquistando mais de 100 milhões de consultas diárias e os donos o venderam ao Google por 1,65 bilhão de dólares em ações.

( Mais detalhes sobre o Youtube: aqui ).


A Apple, que já tinha migrado do sistema MacOS antigo para o OS X, que é um sistema UNIX, derivado do BSD, passou a usar processadores Intel em toda a sua linha de desktops e notebooks, em 2005.

Foi lançado o telefone portátil Rokr da "Motorola", que incorporou o software musical da "Apple". Permitia a transferência de faixas do iTunes para o telefone, que podiam ser executadas a qualquer momento. Mas as transferências eram lentas e o limite de 100 faixas foi considerado baixo.

Tim O´Reilly, em setembro, publicou o artigo “O que é a Web 2.0”, definindo os conceitos de uma nova geração de internet. 


2006 - No início de novembro a Microsoft entregou para os fabricantes de pcs o Windows Vista, que, entretanto, só começou a ser comercializado a partir de janeiro de 2007.

Algo até então inusitado aconteceu. Inúmeras foram as pessoas que fizeram "downgrade" para o sistema anterior ou mudaram de sistema operacional, devido às grandes exigências de hardware do novo sistema.



Vídeo: Windows History
http://www.youtube.com/watch?v=e6tqYHBWXeM (acessado novamente em 2/08/2010)


Em agosto já havia cerca de 92 milhões de websites.

Em 6 de abril o comediante Judson Laipply postou, no Youtube, um vídeo de uma de suas apresentações, o "Evolution of Dance", (= Evolução da dança), em que imitou a coreografia da música “Hey Ya”, da dupla Outkast. O vídeo já foi visto mais de cem milhões de vezes e o mundo percebeu o potencial do Youtube, que praticamente transformou o computador em uma televisão.



Vídeo: Evolution of Dance
http://www.youtube.com/watch?v=dMH0bHeiRNg (acessado novamente em 2/09/2009)

Em outubro o Google comprou o YouTube.

A revista Time elegeu “Você” como a pessoa do ano, em dezembro, enfatizando que a participação do internauta tornou-se cada vez mais importante na internet.

2007 - A revista “Popular Science” elaborou uma lista com as cem melhores invenções de 2006. Na categoria “computação” o destaque ficou para o computador do projeto OLPC - Um Laptop por Criança.

Um estudo da "comScore" concluiu que o número de usuários que acessam a internet no planeta em março atingiu 694 milhões de pessoas, 14% da população mundial, estimada em 6,5 bilhões de habitantes.

Foi lançado o telefone celular, Nokia 1100, que ultrapassou a marca de venda de 200 milhões de unidades, o que o tornou o equipamento campeão mundial de vendas.

Em 29 de junho foi lançado o iPhone, um smartphone desenvolvido pela "Apple", com funções de iPod e câmera digital. E oferecia serviços de internet com conexão sem fio ( Wi-Fi local ): e-mail, mensagens de texto, navegador internet, visual voicemail. A interação com o usuário era feita por meio de uma tela sensível ao toque (touchpad).

Assim, nos últimos anos, apareceram vários smartphones, telefoes portáteis complexos que desempenham quase as mesmas funções de computadores, tais como acesso à internet e podem tocar música e exibir imagens e vídeos. As vendas desses aparelhos aumentaram enormemente.



Vídeo: Cell Phone Reunion
http://www.youtube.com/watch?v=dMH0bHeiRNg (acessado em 7/11/2009)
(When Bluetooth, Car Phone and BlackBerry team up, iPhone gets what he deserves. See more at collegehumor.com/originals). 


2008 - O número de chineses ligados à rede chegou a 250 milhões. E a China ultrapassou os Estados Unidos como o país com a maior população usuária de internet do mundo. No planeta os usuários de internet ultrapassaram 1,5 bilhões de pessoas.

A "AOL" anunciou a descontinuação do navegador Netscape em 1º de fevereiro de 2008. Esse navegador dominou o mercado de navegadores em meados dos anos 90. Mesmo descontinuado a sua influência deve perdurar pois fragmentos do código original estão presentes em qualquer browser existente e/ou em produção, incluindo o Firefox e o Internet Explorer.

Em 23 de junho, um estudo do órgão de pesquisas Gartner informou que o número de computadores pessoais em uso no mundo superou um bilhão de unidades. Também previu que esse número deverá dobrar até 2014, com forte crescimento em países em desenvolvimento. Até o início de 2008 os países desenvolvidos tinham cerca de 58% dos equipamentos,mas esse número deverá baixar para cerca de 30% do próximo bilhão, devido à rápida penetração em mercados emergentes determinada pela contínua queda no preço médio dos pcs , da expansão tanto da conectividade sem fio como da banda larga e, também, da percepção generalizada que computadores são indispensáveis ao desenvolvimento.

Em 26 de junho o conselho do ICANN, a Corporação de Nomes e Números Designados da Internet, na sigla em inglês, em sua conferência anual, em Paris, aprovou, por unanimidade, a liberação das terminações de endereços dos sites, permitindo opções além das tradicionais como .com ou .org. Assim, o final dos endereços dos sites não precisam mais se restringir a poucas categorias que indicam a natureza do negócio ou da organização, seguidos ou não da sigla do país onde estão hospedados. O ICANN também aprovou outra proposta que permitiu nomes de domínios escritos total ou parcialmente em caracteres como o chinês e o árabe.

Várias companhias aéreas intensificaram o uso de serviços de internet nos voos.



2009 - Foi comemorado os 25 anos do lançamento da primeira impressora pessoal a laser. A "HP" já vendeu mais de 132 milhões de impressoras LaserJet por todo o mundo.

O Google anunciou, em 7 de Julho de 2009, o desenvolvimento de um sistema operacional baseado na web. O Google Chrome OS em princípio prometia ser um sistema em código aberto e orientado inicialmente para netbooks.

Em setembro muitas estatísticas sobre a Internet foram publicadas, como:

Número de usuários por região geográfica:

Ásia :
738. 257.230
Europa :
418. 029.796
América do Norte :
252. 908.000
América Latina :
179. 031.469
África :
  67. 371.700
Oceania / Austrália :
  20. 970.490

O vídeo a sequir resume os dados, inclusive incuindo quantidade de acessos, quantidade de páginas servidas pelo Facebook e número de mensagens no Twitter...)




Vídeo: 2010 Random Internet Facts
http://www.youtube.com/watch?v=pUok8Rb_u48 (acessado em 14/04/2011)
(Fatos sobre a Internet)  


Resumo da década de 2000 a 2009 no Brasil


Em 2001 no Brasil o IG lançou o primeiro provedor de acesso grátis à internet.

Nesse mesmo ano apareceram mais serviços de internet em alta velocidade: a Esc 90/ Net Vitória (fevereiro) lançou o @Cabonet e a Horizon lançou o Papaléguas. Em abril, a TV Cidade lançou o Acesse Rápido, e em dezembro, a ViacaboTV lançou o Zumm e a BIG TV, o Flash. A rede de banda larga foi crescendo e atingindo todas as capitais e várias cidades do interior,

Em 2002 o governo federal começou a incentivar o software livre com o objetivo de facilitar a inclusão digital.

O site TV Terra atingiu mais de 3 milhões de visitantes por mês.

Em 2004, o Brasil já tinha cerca de 30 milhões de internautas e tornou-se líder mundial de inscritos no Orkut, o site de relacionamentos do Google.


Em janeiro de 2005 o projeto OLPC - One Laptop Per Child (Um Laptop por Criança), desenvolvido pelo especialista em tecnologia Nicholas Negroponte do MIT (Massachussets Institute of Technology) foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suiça.

O OLPC foi um projeto educacional para a criação de um notebook barato (com preço em torno de US$100,00) cujo objetivo era difundir o conhecimento e novas tecnologias para todas as crianças do planeta.

O laptop deveria ser uma máquina energeticamente eficiente, durável, não comercializado em lojas. Assim deveria auxiliar muitas nações a saltar décadas de desenvolvimento, pois ajudaria a transformar, imediatamente, o conteúdo e a qualidade do aprendizado de suas crianças, e deveria ser usada por alunos da rede pública de ensino, não sendo comercializado em lojas.

Um protótipo da máquina foi apresentado em novembro, por Negroponte e o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, em Tunis. Então, os seguintes países estavam comprometidos com o projeto: Argentina, Brasil, China, Egito, Índia, Nigéria e Tailândia.


Clique até ampliar

One Laptop Per Child 7 Years Later
Compiled By: OnlineColleges.net 


Infográfico: One Laptop Per Child 7 Years Later
http://www.onlinecolleges.net/2012/08/22/one-laptop-per-child-7-years-later/ (acessado em 25/09/2012)

Ainda em 2005, o governo brasileiro preparou uma medida provisória (chamada de 'MP do Bem) que reduziu impostos para venda de pcs de até R$ 2.500,00 e formulou o projeto "Computador para Todos", com redução tributária e financiamento para desktops com Linux como sistema operacional custando até R$ 1.400,00.

No mesmo ano, em abril, o brasileiro bateu recorde de navegação, passando em média 15 horas e 14 minutos na internet. O Brasil tornou-se o primeiro país com maior tempo de navegação domiciliar, ultrapassando o Japão.

O mercado brasileiro de computadores cresceu 43% em 2006, vendendo 8,3 milhões de máquinas. Em dezembro, 14,4 milhões de brasileiros acessaram a internet a partir de suas residências, de acordo com o Ibope/NetRatings, tendo navegado 21 horas e 39 minutos. Pela oitava vez consecutiva o Brasil liderou em tempo de navegação na internet e pela primeira vez superou as 21 horas.

Em março de 2007, de acordo com pesquisa divulgada em 20/4 pelo Ibope/NetRatings, o número de internautas residenciais ativos no Brasil atingiu a marca de 16,3 milhões. Também foi divulgado que chegou aos 25 milhões o número de pessoas que morava em domicílios com ao menos um computador com acesso à internet, e que 32,9 milhões de brasileiros tinham acesso à rede em outros locais (como universidade, trabalho, escola...).

Em 02 de dezembro, a partir das 20,30h a televisão brasileira começou a se tornar digital. Entretanto, inicialmente, a programação com a nova tecnologia começou a a ser transmitida pelas principais emissoras de TV aberta apenas aos telespectadores da região metropolitana da cidade de São Paulo.

Em 2009, no Brasil existiam 64,8 milhões de internautas com mais de 16 anos.

Onde encontrar mais informação

Referências Bibliográficas - Vídeos - Imagens

Primeiros jogos digitais


| Início | 1500-1799 | 1800-1899 | 1900-1939 | 1940-1949 | 1950-1959 |

| 1960-1969 | 1970-1979 | 1980-1989 | 1990-1999 | 2000-2009 | 2010-... | Gerações




Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima Conti,
segue as regras da FDL (Free Documentation Licence),
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
computadores e programas, estando em permanente construção.
Sugestões e comentários são bem vindos.
Se desejar colaborar, clique aqui. Agradeço antecipadamente.

Deseja enviar essa página?

Se você usa um programa de correio eletrônico devidamente configurado e tem
um e-mail pop3, clique em "Enviar página" (abaixo) para abrir o programa.
Preencha o endereço do destinatário da mensagem.
E pode acrescentar o que quiser.
(Se não der certo, clique aqui para saber mais).

Enviar página

Se você usa webmail copie o endereço abaixo

http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h200.htm

Acesse a página do seu provedor. Abra uma nova mensagem.
Cole o endereço no campo de texto.
Preencha o endereço do destinatário.
E também pode acrescentar o que quiser.

Última alteração: 11 jun 2014