Belém-PA - 22 de Novembro de 2017 - 12:26

Informações Gerais

Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação
Área Básica: Ciência da Computação
Início do Curso: Agosto de 2005
Coordenador: Prof. Dr. Nelson Cruz Sampaio Neto (nelsonneto@ufpa.br)

Vice-coordenador: Prof. Dr. Jefferson Magalhães de Morais (jmorais@ufpa.br)


O Departamento de Informática da UFPA (DI-UFPA) é pioneiro na região Norte na formação e aperfeiçoamento de profissionais que atuam na área de Computação e Informática. Esta jornada foi iniciada na década de 1970 com a criação do curso de graduação em Tecnologia de Processamento de Dados. Em 1991, foi criado o primeiro curso de Bacharelado em Ciência da Computação da região, e em 2000 foi criado o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Atualmente, o DI-UFPA coopera com o Departamento de Engenharia Elétrica e Computação no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica na área de concentração "Computação Aplicada". Essa cooperação auxiliou na criação do Curso de Mestrado em Ciência da Computação, que visa ampliar a massa crítica na região, objetivando a produção de pesquisa científica na área, na busca de resolução de problemas regionais.

Clientela

Graduados em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e áreas afins.

Nº de créditos mínimo exigido: 24

Áreas de Concentração

O curso é organizado em duas áreas de concentração, as quais são descritas a seguir com as suas linhas de pesquisa:


Área de Concentração em Sistemas de Informação

A área de concentração Sistemas de Informação trata do desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação informatizados. Esta área tem o objetivo de investigar e propor soluções para importantes problemas universais e, além disso, ênfase especial é dada para os problemas e sistemas específicos da Amazônia. As linhas de pesquisa dessa área são apresentadas a seguir:

 

a) Engenharia de Software
O ensino e pesquisa na linha de Engenharia de Software tem como principal compromisso a investigação de soluções que sejam imediatamente aplicadas na indústria local e nacional de software. Assim, são tratados os assuntos a seguir:
· Novos paradigmas de desenvolvimento de software;
· Tecnologia CASE e ambientes de desenvolvimento de software;
· Técnicas e ferramentas para gerência do processo de software;
· Uso de métodos formais de nova geração ao ciclo de vida de software.

b) Modelagem e Gerência de Sistemas de Informação
Modelagem e Gerência de Sistemas de Informação é uma linha de pesquisa voltada ao tratamento da informação em seus mais diversos contextos. O ensino e pesquisa nesta linha tratam dos assuntos a seguir:
· Tecnologias do gerenciamento da informação;
· Técnicas de modelagem de sistemas de informação;
· Avaliação e propostas de sistemas de informação da Amazônia;
· Gestão do conhecimento envolvendo aspectos técnicos e organizacionais.

c) Informática na Educação
O ensino e pesquisa nesta linha trata do desenvolvimento e avaliação de ferramentas e ambientes para apoiar metodologias que favoreçam a aprendizagem. Alguns dos assuntos tratados envolvem: novas tecnologias aplicadas na construção de ambientes de apoio ao ensino; avaliação de ambientes de aprendizagem e aprendizagem cooperativa.
 

Área de Concentração em Sistemas de Computação

A área de concentração Sistemas de Computação engloba as linhas Redes de Computadores e Sistemas Inteligentes, descritas a seguir:

 
a) Redes de Computadores
Tem como objetivo desenvolver e explorar aptidões que habilitem o aluno a adotar metodologia científica e tecnologia avançada na concepção, manutenção e desenvolvimento de redes, sistemas e aplicações distribuídas.
A pesquisa na linha de redes de computadores (mais especificamente, sistemas distribuídos e redes de longa distância) trata de problemas relacionados a protocolos e serviços interredes. São estudados problemas e tecnologias inovadoras relacionadas com projeto e gerenciamento de redes com grande número de nós, como a Internet.

b) Sistemas Inteligentes
O ensino e a pesquisa de Sistemas Inteligentes têm objetivos relacionados com o estudo e avaliação de técnicas aplicadas para soluções de problemas, segundo as propostas das diferentes correntes de IA e de Mineração de Dados. Os principais assuntas tratados por esta linha são: paradigmas e técnicas de IA; aquisição, representação e exploração do conhecimento; sistemas baseados agentes inteligentes e multiagentes; mineração de dados; gestão do conhecimento em organizações; ferramentas para diagnóstico e apoio a tomada de decisão.

 

Objetivos

- Investir em pesquisa na área de Sistemas de Computação e Sistemas de Informação, unindo pesquisadores da área de Computação, Engenharia Elétrica, bem como de áreas afins onde se produza soluções para as linhas de pesquisa do programa;

- Elevar a produção científica da UFPA na área de Ciência da Computação e, devido esta ser uma área transversal, melhorar a interação com outras áreas de pesquisa dependentes da Computação;

- Qualificar professores para o Magistério do Ensino Superior com o objetivo de atender os Cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em

Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e áreas afins das várias instituições de Ensino Superior do Estado do Pará, e

- Qualificar profissionais de Computação, proporcionando aos mesmos a oportunidade de realização de Curso de Doutorado nestas áreas, bem como em áreas afins, isto é, possibilitar a formação de pesquisadores e a consolidação de atividades de pesquisa na área de Computação.